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Ganhadores do Prêmio SENAI de Inovação em Alimentos e Bebidas

Prêmio Senai de Inovação em Alimentos e Bebidas, em sua 3ª edição, é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/ES, voltado para as empresas associadas aos sindicatos que compõem a Findes do setor de alimentos e bebidas para consumo humano do Estado do Espírito Santo, que implementaram inovação em suas embalagens e/ou produtos para o aumento da competitividade dos seus negócios.

Concorreram ao prêmio as empresas capixabas que desenvolveram inovação em embalagens e/ou produtos após janeiro de 2011 e os disponibilizaram para o consumidor antes de outubro de 2014.

Confira as empresas ganhadoras de acordo com as categorias do regulamento:
 
MÉDIA / GRANDE EMPRESA

Inovação de Produto

  • 1º lugar: Atum do Brasil: Filé de Peixe Congelado: A empresa buscou o desenvolvimento do produto com 0% de adição de água. Conservado à vácuo com 0% de "glase", de forma que o consumidor recebe o produto com alta qualidade de conservação, frescos ou congelados e sem adição de água ou gelo.
  • 2º lugar: Café Meridiano: Café em capsula: Seguindo a análise de tendência apresentada no mercado, a empresa desenvolveu o café em cápsula com objetivo de atender escritórios e lojas. Além disso, as capsulas contam com um display de armazenagem do produto (lata) que dispõe de injeção de nitrogênio e vácuo.
  • 3º lugar: Pães Lekker: Pão 100%  integral 12 grãos: Pão de forma com farinha 100% integral e 12 grãos light, sem adição de gordura e açucar e sal light. Contém grãos como Quinoa, Chia, Castanha de Caju, Setaria Italica, sementes de gergelim, entre outros.

Design de Embalagem

  • 1º lugar: SPA (Sociedade Produtora de Alimentos): Coffe Beans: Produzida com papel cartão cinza claro, acetinada e retangular, a embalagem dispõe no centro uma janela transparente para visualização do produto (Coffe Beans). Além disso a embalagem traz a história sobre a evolução do café e matéria-prima utilizada para o produto, fazendo o consumidor entender o maior valor agregado no mesmo.
  • 2º lugar: Refrigerantes Coroa: Água Mineral Campinho: Com o objetivo de agregar valor ao produto e à marca Campinho, a embalagem possui formato que imita a lapidação de pedras preciosas, usando a cor azul escuto para maior sofisticação.
  • 3º lugar: Água Pedra Azul: Água Mineral Pedra Azul: Desenvolvida em comemoração ao 25º aniversário da companhia, a empresa observou o aumento da procura por embalagens de vidro e desenvolveu a garrafa de vidro decorada, modernizando a arte com palavras de tranquilidade.

 

MICRO / PEQUENA EMPRESA

Inovação de Produto

  • 1º lugar: Trentino Cafés Especiais: Café 100% arábica torrado e moído: Com um processo de torra personalizado para cafés especiais, o café é torrado pelo perfil de torra e não pela cor, sendo 100% natural e 100% arábica.
  • 2º lugar: Cachaça Santa Terezinha: Licor composto com ervas naturais: Desenvolvido para mitigar os sintomas de embriaguês, criou-se um blend suave através da maceração com cascas e 50 tipos de ervas nativas do Brasil. Trata-se de um licor que atua na proteção do fígado, na má digestão e suaviza os sintomas de embriaguez. Pode ser consumido puro e bem gelado entre as bebidas alcoólicas.
  • 3º lugar: Espírito Cacau: Chocolate 70% cacau: Chocolate com propriedades funcionais, tendo como conceito inovador o chocolate natural por seu alto teor de cacau (70%), trazendo benefícios à saúde.

Design de Embalagem 

  • 1º lugar: Carnielli Indústria de Café: Café em sachê: Direcionado para consumidores que utilizam máquina de café, a embalagem possui adição de nitrogênio para evitar oxidação. É laminada e selada em sachê no padrão internacional, tornando o produto compatível com diferentes tipos de máquinas.
  • 2º lugar: Bon Apetit Temperos: Temperos em embalagem PET: Com padrão sofisticado e anatômico, a embalagem é prática e facilita o transporte. Além de contar com material pet transparente que reduz o risco de quebra em caso de impactos acidentais. Além disso a tampa possui dois dosadores versáteis e higiênicos que possibilitam praticidade e uso direto à mesa.
  • 3º lugar: Café Vista Linda: Café torrado e moído: Embalagem pouch composta de por um filme coextrusado de nylon e polietileno, laminado com oplester, conferindo ao produto proteção à permeação de oxigênio. Além disso, a embalagem permite a substituição do ar por uma mistura de gases (oxigênio, dióxido de carbono, e nitrogênio) que preservam a qualidade do produto e prolongam o aroma e o sabor.


Publicado em 09/07/2015
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