Conteúdo que impulsiona
Descubra as principais tendências do varejo com especialistas do setor. Palestras, painéis e experiências imersivas para inspirar e gerar oportunidades.
PALESTRA "O DNA da liderança" e PAINEL "Como impulsionar a perenidade e o sucesso nos negócios de família"
Quais são os elementos chaves que compõem o DNA de um líder eficaz e como a interconexão entre esses elementos podem formar uma liderança promissora e um bate-papo com jovens supermercadistas de diferentes locais do Brasil sobre suas jornadas, aprendizados e descobertas no desenvolvimento de suas carreiras, na condução de equipes e na gestão dos negócios. *Necessária confirmação de presença pelo link bit.ly/encontroajovem
SOLENIDADE DE ABERTURA COM DESLACE DA FITA INAUGURAL
Somos movidos pelo hábito. As coisas com as quais nos acostumamos são repetidas incessantemente. A zona de conforto é um desafio para todas as pessoas. Como estabelecer práticas estratégicas de atualização? Como enfrentar o desafio da busca constante de melhora de desempenho? Como enfrentar um mundo líquido em eterna transformação?
Como se tornar influenciador do seu próprio negócio
Nesta palestra envolvente e inspiradora, Karol Babadeira, a primeira influencer de Supermercados do Brasil, compartilha sua trajetória como influenciadora de alto impacto no universo digital e revela estratégias práticas para empreendedores que desejam se tornar a principal vitrine de seus próprios negócios. Com uma linguagem acessível e bem-humorada, Karol mostra como usar o poder das redes sociais para gerar conexão real com o público, construir autoridade e impulsionar vendas, sem depender exclusivamente de terceiros. O conteúdo inclui dicas de posicionamento, criação de conteúdo autêntico, rotina estratégica para aparecer nos stories e como transformar seguidores em clientes fiéis. Karol Babadeira = Formada em Direito, liderou há mais de 10 anos o Marketing do grupo varejista que seu avô fundou há 60 anos, e que hoje está entre as 10 maiores redes de supermercado do Rio de Janeiro e que foi onde se descobriu como influenciadora, trazendo tendências do varejo, novos produtos, receitas e lançamentos.
Como a transformação digital pode alavancar pequenos e médios varejos
Nesta palestra, vamos explorar como pequenos e médios varejistas podem utilizar a transformação digital de forma estratégica para ganhar eficiência, escalar operações e melhorar a experiência do cliente — sem precisar de grandes investimentos. A apresentação trará: Panorama das tendências digitais no varejo e o que está ao alcance de empresas menores; Digitalização de processos operacionais (estoque, vendas, atendimento e gestão); Uso de ferramentas acessíveis (como WhatsApp Business, ERPs simples, marketplaces, QR Codes e sistemas de gestão gratuitos ou de baixo custo); Casos reais de pequenas empresas que inovaram e cresceram com tecnologia; Passos práticos para iniciar a transformação digital, mesmo com poucos recursos; Erro comuns a evitar e como garantir engajamento da equipe. GEISIANE LEÃO = Engenheira e mestre em Engenharia de Produção, com MBAs e especializações em Transformação Digital. Atua na coordenação do Findeslab, liderando equipes, projetos estruturantes e programas voltados à inovação aberta, internacionalização e conexão com startups.
Como cozinhas profissionais podem reduzir custos sem perder a qualidade na experiência dos hóspedes e clientes
Nesta palestra, será explorado como uma gestão eficiente de segurança alimentar pode transformar cozinhas profissionais em hotéis e outros estabelecimentos do setor de hospitalidade. O foco será na implementação de práticas que previnem desperdícios, otimizam recursos e garantem a segurança dos alimentos, sem comprometer a alta qualidade esperada pelos hóspedes e clientes. Além disso, serão abordadas estratégias práticas que alinham a redução de custos operacionais à entrega de uma experiência gastronômica excepcional, tornando a segurança alimentar não apenas uma obrigação, mas também uma vantagem competitiva. ELIANE NUNES = Nutricionista com mais de 10 anos de experiência em gestão de qualidade, segurança alimentar e consultoria estratégica para empresas do setor alimentício, atendendo mais de 30 estabelecimentos entre restaurantes, franquias e redes renomadas, incluindo Bob’s e Spoleto.
Com uma trajetória marcada por inovação, técnica e paixão pela panificação e confeitaria, Nilson Diniz se consolidou como um dos maiores nomes do setor no Brasil e no mundo. Com mais de 20 anos de experiência, ele acumula prêmios, participações internacionais e atuações de destaque no desenvolvimento de receitas e consultorias para grandes marcas. Nilson Diniz não apenas conquistou reconhecimento nacional, mas também levou a panificação brasileira ao cenário internacional. Foi finalista na Coppa del Mondo del Panettone 2024, realizada em Milão, competindo com os melhores profissionais do mundo. Em 2023, venceu a Seletiva Brasil na categoria Panettone de Chocolate, garantindo presença na grande final da competição. Já em 2022, ficou entre os 15 melhores do mundo na mesma premiação. Além desses feitos, Nilson coleciona títulos expressivos, como: Premiado entre os 10 Melhores Padeiros do Brasil pelo "Oscar da Panificação" (2010); 1º Lugar na 2ª Copa Paulista de Panificação e Confeitaria (2011); 3º Lugar na 1ª Copa Cultural de Panificação e Confeitaria (2009); Jurado em grandes competições como o Prêmio Baker Top e o CEARÁ PÃO. Atualmente atua como gestor e consultor técnico, contribuindo diretamente para o crescimento de importantes marcas da panificação e confeitaria nacionais.
Cada vez mais estudos confirmam aquilo que os filósofos utilitaristas já sugeriam no século XIX: o bem-estar dos trabalhadores potencializa os resultados das organizações. A promoção da saúde mental diminui o absenteísmo, o presenteísmo, o turnover etc., além de melhorar a avaliação social da empresa, gerar maiores retornos financeiros e garantir sua sustentabilidade. Com referências bibliográficas sólidas e analisando as recentes obrigações trazidas na NR1 sobre os riscos psicossociais, nessa palestra você aprenderá, de forma bastante didática, o verdadeiro papel da organização moderna na promoção da saúde mental dos seus trabalhadores, e como isso afeta a eficiência e lucratividade do negócio. MARCOS MENDANHA = Médico, diretor e professor da Faculdade CENBRAP, onde realiza e coordena estudos, cursos e eventos sobre Psiquiatria e saúde mental do trabalhador há mais de 10 anos. É especialista em Medicina do Trabalho e Medicina Legal e Perícia Médica. Advogado especialista em Direito do Trabalho.
A mudança que você faz no mundo
Na apresentação que muitos contratantes chamam de “a palestra perfeita”, Piangers fala sobre protagonismo e atitude para ir além e apresenta caminhos para nos conectarmos com nosso melhor, com as pessoas que nos rodeiam e com nosso propósito de vida. Esta apresentação desconstrói mitos sobre motivação e revela o que realmente inspira equipes nos tempos modernos e quais são as armadilhas que nos afastam de alcançar o resultado que queremos. Uma das palestras mais elogiadas e inspiradoras, já recebeu nota 100 em diversas empresas e eventos por todo Brasil e Europa. MARCOS PIANGERS = Autor com mais de um milhão de livros vendidos sobre tecnologia, educação e paternidade. Já palestrou em três continentes, cinco vezes no TEDx, a maior conferência de ideias do mundo. Seus vídeos na internet já ultrapassaram meio bilhão de visualizações. É pai da Anita e da Aurora.
Gestão inteligente em áreas de manipulação
Riscos em áreas de manipulação; Qualidade como pilar central; Gestão inteligente: o que é e como aplicar; Boas práticas operacionais; Cultura organizacional e formação contínua. LUCIANA DALARMELINA = Nutricionista, especialista em Gestão da Segurança em Alimentos e consultora do Programa Alimentos Seguros (PAS). Especialista em Docência para a Educação Profissional. Instrutora de Educação Profissional em Segurança Alimentar no Senac.
Conceitos fundamentais de precificação; Análise de mercado e concorrência; Conhecer o cliente para precificar melhor; Precificação baseada em valor; Tecnologia e inteligência de dados; Precificação como diferencial competitivo; Cenários de crise e flexibilidade de preços. BRUNO DÉDE = Instrutor de Educação Profissional de Cozinha do Hotel Senac Ilha do Boi. Graduado em gastronomia, Pós-graduado em Gastronomia Regional Brasileira. Experiência na área de restaurantes e hotéis como chefe de cozinha, chefe executivo, cozinheiro líder, consultor de micro e pequenas empresas.
O que o varejo pode aprender com os processos industriais de alta performance?
A palestra abordará os principais princípios de alta performance utilizados na indústria — como padronização, melhoria contínua, gestão visual e eliminação de desperdícios — e demonstrará como esses conceitos podem ser aplicados de forma estratégica no varejo para aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e aprimorar a experiência do cliente. Como principais pontos terá: Como identificar e eliminar desperdícios escondidos no seu negócio; Como padronizar processos para evitar retrabalho e perda de tempo; Como aplicar o pensamento Lean para melhorar o fluxo de atendimento e operação; Por que melhorar processos gera mais resultado do que cortar custos. LEANDRO SALUSTRIANO = Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão da Qualidade e Produtividade – Engenharia de Produção. Consultor em Eficiência Operacional no Instituto Senai de Tecnologia e Inovação do Espírito Santo, realizando atendimentos com foco em Manufatura Enxuta e Inovação em empresas de diversos segmentos.
O desafio de construir o futuro nas sucessões empresariais
Integrando expertises para liderar analisando o contexto: Olhar para cima e pra fora. Olhar para baixo e para dentro. Absorver saberes do passado para cocriar futuros possíveis: pensamento linear, pensamento sistêmico e pensamento complexo. Case Walmart: sucessão com enfraquecimento do propósito. Caminhos para fazer diferente. Criar prosperidade com pensamento de longo prazo: responsabilidade dos negócios por uma causa justa. CYNTHIA MOLINA = Relações públicas, fundadora da Molina Consult que atua com sustentabilidade, engajamento, liderança, diversidade e inclusão, clima organizacional, comunicação e publicações. Especialista em Administração Mercadológica. Ministra aulas em cursos de pós-graduação nas disciplinas "Comunicação Empresarial", “ESG e sustentabilidade corporativa” e "Diversidade, Equidade e Inclusão".
Como as novas tecnologias e a inteligência artificial podem otimizar as operações no varejo
Descubra como as inovações tecnológicas e a inteligência artificial estão revolucionando o setor varejista. Neste painel, exploraremos estratégias práticas para otimizar suas operações, desde as rotinas comerciais até a experiência do cliente. Prepare-se para conhecer as ferramentas que impulsionarão seu negócio para o futuro! RENATO FURTADO = Especialista em automação comercial no setor supermercadista. Fundador da Allgenius Informática e diretor da Allmidias, agência de marketing. GABRIEL JUNQUEIRA = Especialista em tecnologia para o varejo. Sócio da Avanço Informática. Editor do portal InfoVarejo. VICTOR MATINA = Especialista em Transformação Digital e Gestão Estratégica, com passagens por empresas como CISS, Avanço Informática, S&I Automação e Linear Sistemas.
Aplicação e impacto da reforma tributária no varejo
O painel vai discutir de forma prática e estratégica os impactos da Reforma Tributária (Emenda Constitucional 132/2023 e seus projetos de regulamentação) sobre o setor supermercadista e toda a cadeia de fornecimento e distribuição. O objetivo é antecipar os efeitos práticos que já exigirão adaptação em 2026, bem como refletir sobre os desafios estruturais e oportunidades que se desdobrarão ao longo dos próximos anos. Será uma oportunidade valiosa para planejamento, adequação de modelos operacionais e revisão de estratégias fiscais e empresariais. ALEXANDRE BUZATO FIOROT = Advogado, Pós Graduado em Direito Tributário. Assessor jurídico da Acaps. BENICIO COSTA = Secretário de Estado da Fazenda e Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Espírito Santo. Membro do comitê gestor do IBS. Especialista com MBA em Gestão Tributária e Mestrando em Administração e Finanças. BRUNO NEGRIS = Advogado com especialização em Integração Econômica, Direito Internacional Fiscal e Direito Tributário. Atuou como Secretário de Estado da Fazenda, foi Presidente do Banestes e Secretário Executivo do Confaz.
Como tirei meu bar do caos e hoje ajudo donos a viverem com lucro e liberdade
Uma palestra para inspirar e despertar nos donos de bares e restaurantes a consciência de que é possível sair do caos operacional e construir um negócio lucrativo, leve e autogerenciável — com base em vivência real, sem romantismo. MARCELO ULIANA = Empresário com mais de 15 anos de experiência na gestão de bares, restaurantes e negócios do food service. Sócio do Divino Botequim e da UNO Pizzaria, franqueado da 121 Smart Shop e fundador da Mentoria Marcelo Uliana, onde ajuda empresários a saírem do caos operacional para alcançarem lucro, liberdade e controle com gestão profissional.
Oportunidades para o setor supermercadista
Criatividade e marketing no varejo com IA; Eficiência operacional com IA Generativa; Atendimento ao cliente e experiência de compra; Desafios e futuro. ANDRESSA BASTOS = Guia de turismo. Geógrafa. Turismóloga. Instrutora de Educação Profissional do Técnico em Guia de Turismo no Hotel Senac Ilha do Boi. LUIZ MURILO LIMA COLA = Graduado em Análise de Sistemas; Especialista em Inteligência Artificial; Desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e sistemas inteligentes. RODRIGO RUBENS = Doutorado Administração de Empresas; Mestre em Gestão – Tecnologia da Informação; Pós-Graduando em Inteligência Artificial e Computacional.
Cultura pretendida x cultura real; Definição de cultura e elementos que formam a cultura de uma empresa; Cultura como base do engajamento; Sintomas de uma cultura fragilizada; O papel estratégico da liderança + estratégias práticas; Intencionalidade: o que diferencia empresas que sustentam sua cultura; Uso de Tecnologia estratégica - Cultura e Liderança - Projeto Panorama. KAMILLA MATOS = Formada em Administração, pós-graduada em Gestão de Pessoas. Atua como consultora do IEL em projetos de desenvolvimento de pessoas e, há mais de 10 anos, participa de iniciativas que promovem o desenvolvimento de mulheres e a formação de lideranças femininas.
O que está por trás do apagão de mão de obra? Fatores estruturais, sociais e comportamentais que explicam a escassez de profissionais. Diagnóstico interno: onde estão os verdadeiros gargalos? Como levantar dados para compreender e agir com mais precisão sobre o problema na sua empresa. O que as empresas estão fazendo na prática? Iniciativas adotadas por organizações que melhoraram seus processos de atração e retenção talentos. Por que as pessoas ficam? Uma reflexão sobre os elementos que fortalecem a permanência: reconhecimento, propósito, autonomia, conexão com a liderança e coerência entre discurso e prática. ROSANGELA SIMÕES = Empreendedora e sócia diretora da Qualifica Consultoria. Mentora de talentos e lideranças, Consultora de Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva. Instrutora de cursos e treinamentos em empresas de renome, como Sólides e IEL/ES, professora de pós- graduação nas disciplinas “Gestão de Pessoas” e “Liderança” na Emescam.
Com uma trajetória marcada por inovação, técnica e paixão pela panificação e confeitaria, Nilson Diniz se consolidou como um dos maiores nomes do setor no Brasil e no mundo. Com mais de 20 anos de experiência, ele acumula prêmios, participações internacionais e atuações de destaque no desenvolvimento de receitas e consultorias para grandes marcas. Nilson Diniz não apenas conquistou reconhecimento nacional, mas também levou a panificação brasileira ao cenário internacional. Foi finalista na Coppa del Mondo del Panettone 2024, realizada em Milão, competindo com os melhores profissionais do mundo. Em 2023, venceu a Seletiva Brasil na categoria Panettone de Chocolate, garantindo presença na grande final da competição. Já em 2022, ficou entre os 15 melhores do mundo na mesma premiação. Além desses feitos, Nilson coleciona títulos expressivos, como: Premiado entre os 10 Melhores Padeiros do Brasil pelo "Oscar da Panificação" (2010); 1º Lugar na 2ª Copa Paulista de Panificação e Confeitaria (2011); 3º Lugar na 1ª Copa Cultural de Panificação e Confeitaria (2009); Jurado em grandes competições como o Prêmio Baker Top e o CEARÁ PÃO. Atualmente atua como gestor e consultor técnico, contribuindo diretamente para o crescimento de importantes marcas da panificação e confeitaria nacionais.