Encerrada na última quinta-feira, 22 de setembro, a Acaps Trade Show, maior evento do varejo capixaba, no seu retorno pós-pandemia, gerou negócios da ordem de mais de R$ 600 milhões, com um público de 22 mil participantes. O evento teve a participação de 200 expositores de produtos, serviços, tecnologias e soluções. Cumprindo seu papel de formação e atualização dos profissionais e empresários, teve, em sua programação, 22 palestras e painéis.
No time de palestrantes, passaram pelos auditórios do Pavilhão de Carapina, o ex-ministro da Economia Maílson da Nóbrega, o dramaturgo Miguel Falabella, o escritor Arthur Igreja, a especialista em varejo Fátima Merlin, a executiva de Recursos Humanos Luciana Lessa, a psicóloga e professora Denise Manfredi, entre outros especialistas em suas áreas de atuação.
A programação apresentou tanto assuntos técnicos quanto aspectos da legislação, da gestão de pessoas e da tecnologia, todos considerados temas fundamentais para a rentabilidade e a perenidade dos negócios. Um total de 2.800 pessoas participaram das atividades nos dois auditórios.
Para o presidente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Fábio Dalvi, foram três dias de uma intensa agenda e, mais uma vez, a feira cumpriu o seu papel. “O evento é uma oportunidade única para conhecer as novidades do varejo, fazer networking e ainda fechar negócios. A feira é fruto do trabalho de uma equipe empenhada, dedicada, altamente profissional e que busca sempre reunir o que há de melhor para permitir atualização e conhecimento. Estamos felizes com o resultado do evento e com tudo o que ele propiciou aos participantes”, ressaltou Fábio Dalvi.
Troféu Estande de Ouro
O Troféu Estande de Ouro premiou um total de 14 empresas em 11 categorias na Acaps Trade Show. A entrega do prêmio foi realizada no auditório principal da feira no último dia do evento, como forma de reconhecer o trabalho e o empenho dos expositores.
Os estandes participantes da maior feira de negócios do varejo capixaba concorreram divididos nas seguintes categorias: até 9 m², 10 a 12 m², 13 a 23 m², 24 m², 25 a 36 m², 37 a 47 m², 48 m², 49 a 66 m², 67 a 97 m², acima de 97 m² e Voto Popular.
Os vencedores foram Biopetro Ambiental, Gráfica Ingral, Shift Tecnologia, Predilecta, Atlântica Petróleo, Grupo JSA, Start Química, Quality Pan, Garcia Atacadista, Ecobier, Meridiano, Saboratta, Marquespan e Buaiz Alimentos.
A avaliação dos estandes ficou a cargo de uma comissão formada por diretores da Acaps, Sindipães (Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Espírito Santo) e Sindipostos (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Espírito Santo). Os quesitos considerados foram: atendimento no estande, tabelas comerciais atrativas, abordagens diferenciadas, apresentação dos produtos e serviços e ações de merchandising.
O Voto Popular foi uma das categorias com dois ganhadores: Buaiz Alimentos e Marquespan. Segundo o supervisor da Marquespan no Espírito Santo, Bernardo Régis Macedo, foi muito importante para a empresa estar no evento após dois anos de interrupção por conta da pandemia. Ele destacou que o start da marca no Estado aconteceu na feira em 2019. “A empresa é de Tatuí, interior de São Paulo e hoje já temos quase 350 clientes no Espírito Santo. Com a feira, é mais uma oportunidade que temos para prospectar, conhecer novos clientes e estabelecer parcerias”, afirmou Bernardo.
Elogiado por conta da imponência e criatividade, o estande da Marquespan chamou a atenção dos visitantes com uma parede formada por pães de verdade. “Todas as feiras das quais participamos buscamos nos apresentar com excelência. Pelo estande que trouxemos as pessoas puderam ter a ideia da qualidade do trabalho na fábrica e do atendimento que prestamos aos clientes”, concluiu o supervisor.
Já a Buaiz Alimentos levou o charme da Itália para o seu estande. A gerente de Marketing da empresa, Karla Simonetti, destacou que a Acaps Trade Show, além de movimentar o varejo, permite que a empresa se conecte com parceiros e clientes. “Preparamos tudo com muito carinho e trouxemos novidades para apresentar ao mercado. Além disso, oferecemos aulas-show com chefs renomados nos dias de feira. Queremos cada vez mais que as pessoas tenham contato com os nossos produtos a partir de uma experiência diferenciada”, ressaltou Karla Simonetti.
Homenagem
Durante o anúncio dos vencedores do Troféu Estande de Ouro, foi realizada uma homenagem ao superintendente da Acaps, Hélio Schneider. Um dos fundadores da Associação, que neste ano completou 50 anos de atividades, Hélio acompanha o mercado, lidera a equipe técnica alinhada aos objetivos estratégicos e defende os interesses do setor e dos associados.
Na homenagem, foi entregue um troféu como reconhecimento e agradecimento por sua atuação em favor do desenvolvimento do setor supermercadista capixaba e do fortalecimento da representatividade da Acaps ao longo da sua trajetória. Hélio Schneider recebeu o troféu das mãos do atual e dos ex-presidentes da entidade presentes, respectivamente Fábio Dalvi, João Falqueto e Luiz Coutinho, aos quais Hélio desempenhou importante papel na gestão, como executivo.
Sorteio de carro zero quilômetro
A promoção “Acelerando Negócios”, que teve como objetivo fomentar ainda mais os negócios durante a Acaps Trade Show 2022, teve como ganhador do carro zero quilômetro a Panificadora Valentin Ltda (Padaria Guriri), de São Mateus. O sorteio foi realizado na quinta-feira (22), no encerramento do maior evento do varejo capixaba. O cupom sorteado foi de uma compra efetuada no estande da Cofril.
Paola Buteri Valentin, proprietária e gerente de compras da padaria, contou que a empresa participou da feira pela primeira vez e que ela e a equipe estiveram presentes justamente no último dia do evento. “A princípio, fomos apenas para conhecer a feira. Esse era o nosso objetivo inicial. Mas encontramos preços acessíveis e fechamos negócio no estande da Cofril e no da Selita, que já são nossos parceiros”, explicou.
Segundo Paola, a sua padaria concorreu com 15 cupons ao todo. “Na fila para apresentar as notas fiscais e trocar pelos cupons vi pessoas com um número de cupons muito maior do que meu. Não achei que tivéssemos chance. Mas voltando para casa recebi a ligação da organização do evento dizendo que havíamos sido contemplados. No carro foi uma verdadeira comemoração. Gritamos bastante de alegria”, disse.
Com cinco padarias espalhadas pelo município de São Mateus, Paola ressaltou que o veículo será muito útil para o dia a dia do negócio e que veio em boa hora. “Precisávamos de um carro maior, com mais espaço, e mais novo para transportar os nossos produtos aos clientes. Agora, poderemos fazer o nosso trabalho com um alto nível de qualidade. Os nossos problemas foram resolvidos na feira”, comemorou Paola.
De acordo com o regulamento, cada R$ 1.000 em compras efetuados na feira com os expositores aderentes à promoção deu direito a um cupom para concorrer no sorteio do veículo Partner Rapid Business, da Peugeot. Para ampliar as chances, os negócios fechados no primeiro dia da feira renderam cupons em dobro.
Melhor pão francês
Durante a feira, o Sindipães realizou a etapa final do concurso “Melhor Pão Francês”, sob o comando do chef Alessandro Eller. Transmitida ao vivo, a competição teve o objetivo de valorizar a arte da panificação e contribuir com o desenvolvimento do mercado e com a capacitação profissional do setor.
Os vencedores foram Guilherme Fidencio de Castro, da Padaria Província do Pão (Vila Velha); Reginaldo Pereira Gomes, da Padaria Guarani (Serra); e Rúben Dalmolim Peçanha, da Padaria República dos Pães (Guarapari).
Realizadores e patrocínios
A Acaps Trade Show 2022 foi organizada e realizada pela Acaps, com correalização do Sindipães e do Sindipostos-ES, que, mais uma vez, promoveu o Salão Sindipostos no evento, sob o patrocínio da Atlântica.
O evento contou também com os patrocínios prata da Maely Arte e Publicidade e do Sistema Findes - Sesi/Senai, patrocínio bronze do Panfleto Online, e apoio institucional de Sindbares/Abrasel, Abih, Fecomércio, Sebrae, Sincades e a Secretaria Estadual de Turismo.