Notícia

Acaps Trade Show, com cerca de 200 expositores, movimenta a economia capixaba até quinta-feira

Com o tema “Soluções e Experiências”, a abertura oficial da Acaps Trade Show, maior convenção e feira do varejo capixaba, foi realizada nesta terça-feira, 26 de setembro, no Pavilhão de Carapina, num clima de otimismo e parceria, com a participação de empresários, profissionais do varejo e autoridades. Com cerca de 200 expositores, a estimativa é até quinta-feira, dia 28, gerar mais de R$ 600 milhões em negócios e reunir um público de mais de 22 mil pessoas.

A cerimônia aconteceu diante de um auditório lotado e contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do prefeito do município de Serra, Sérgio Vidigal, e da vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Maria de Fátima de Jesus. Representando o Sindipães, Ricardo Augusto Pinto; a ABIP, Paulo Menegueli; a Fecomércio, Luiz Coelho Coutinho; a Findes, Wellington Villaschi; o Sindibares, Rodrigo Vervloet; o Sebrae-ES, José Eugênio Vieira; e a Abih-ES, Nerleo Caus.

Alguns Estados, entre eles, Amazonas, Roraima, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, enviaram representantes para verem de perto as novidades que estão sendo apresentadas na Acaps Trade Show. O presidente da Acaps, Fábio Dalvi, em sua fala, destacou a importância do setor supermercadista, que responde por um faturamento anual superior a R$ 22 bilhões, gera 150 mil empregos diretos e indiretos e conta com cerca de 800 mil clientes diariamente.

“Temos uma responsabilidade muito grande ao fazer as conexões entre quem produz, que é a indústria, e o consumidor. Assim, a gente faz a engrenagem andar”, disse Dalvi. Ele também abordou as grandes pautas para que o setor no Brasil ganhe mais competitividade, que são a reforma tributária e o voucher alimentação. Já a vice-presidente da Abras, Maria de Fátima de Jesus, representando o presidente João Galassi, enfatizou a importância de valorizar os jovens líderes, com o recém-criado Comitê Acaps Jovem.

O governador Renato Casagrande ressaltou o papel da Acaps no desenvolvimento do setor supermercadista e que o Estado está de portas abertas para ouvir e buscar as soluções, conjuntamente, de forma a contribuir para o crescimento econômico e social capixaba.

Em sua 35ª edição, a Acaps Trade Show tem programação formada por 23 palestras, workshops, painéis e mesas-redondas. Nos estandes, os visitantes estão conferindo as tendências e novidades em produtos e serviços para o varejo, apresentados e comercializados por indústrias, distribuidoras e demais fornecedores de várias partes do Brasil.

As palestras, painéis, mesas-redondas e workshops acontecem em dois auditórios: Master, voltado para as principais discussões, e Ciclo do Conhecimento, que apresenta assuntos técnicos para o aprimoramento das empresas e profissionais de supermercados, padarias, bares, restaurantes, hotéis e outros segmentos.

Também no primeiro dia do evento, foi realizada a palestra magna “A inovação como forma de alavancar a sua empresa”, com Camila Farani, sócia-fundadora da boutique G2 Capital, uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina. Camila é investidora do Shark Tank, o maior reality de empreendedores do mundo.

Camila iniciou a sua palestra citando o empreendedorismo por escolha e dividiu com os participantes a sua história profissional, que começou no café da mãe aos 16 anos. “Fui trabalhar com ela sob pressão”, confessou. Mas foram as suas ideias as responsáveis pela guinada no negócio, que passou a vender café gelado e resultaram no aumento de 28% nas vendas. “A inquietude vai te levar a lugares onde os acomodados nunca vão estar. A inovação nasce do caos. Não inovar é o que te fará ficar pelo meio do caminho. Vivemos cada vez mais na era da agilidade “, destacou.

Conteúdos técnicos 

A programação do primeiro dia contemplou, ainda, no auditório do Ciclo do Conhecimento, a palestra “Boas Práticas Sanitárias”, em parceria com o Senac, apresentada por Luciana Dalarmelina Santos, nutricionista e especialista em Gestão da Segurança em Alimentos e o workshop “Açougue lucrativo: técnicas e tendências de cortes de carnes”, desenvolvido por Felipe Perrone, numa parceria com a Frisa e a FG Equipamentos.

Fechando o dia, também no Ciclo do Conhecimento, o workshop “Liderança Humanizada”, com a consultora educacional, comentarista da CBN Vitória e MBA em Pedagogia Empresarial e Universidade Corporativa, Juliana dos Santos, numa parceria com a Escola de Negócios IEL. Já no auditório Master aconteceu a palestra “Um Olhar para o Futuro do Varejo – Desafios Estratégicos de cada Formato de Loja”, com Alexandre Ribeiro, especialista em gestão estratégica.

A Acaps Trade Show é realizada e organizada pela Acaps, com a parceria do Sindipães e da Aipães, sindicato e associação que representam a indústria de panificação no Estado do Espírito Santo. Nesta edição, há ainda o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Espírito Santo (Sindbares), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

 

 



Publicado em 27/09/2023