Maquinário inédito no Brasil já está em operação
A indústria mineira Saudali investiu aproximadamente R$ 14 milhões em um novo sistema de presuntaria, com a tecnologia mais moderna a nível global. Importado da Espanha, o maquinário – composto por preparador de salmoura, injetora de tempero, tumbler (misturador), embutidora e termoformadora – opera de modo totalmente automatizado e com fluxo contínuo. "O sistema implantado na Saudali é o segundo deste modelo instalado no mundo e, com certeza, o primeiro e mais moderno do Brasil", destacou Josep Lagares, Presidente Executivo da Metalquimia, uma das fabricantes do maquinário.
Com conectividade 4.0, a linha instalada na Saudali conta, além da máxima automação, com rastreabilidade e total controle dos parâmetros de processamento. Destacam-se também a versatilidade em produtos e processos e a facilidade de higienização dos equipamentos. Todos estes atributos garantem qualidade, consistência e segurança na produção de presuntos e apresuntados.
A instalação foi finalizada em maio e o novo processo de produção já permitiu importantes ganhos na qualidade do Presunto Cozido Saudali. No processo produtivo, a principal mudança é que agora está sendo utilizada a peça de pernil inteira, e não mais a carne de pernil moída. Esse é o mesmo modo de produção adotado pelos principais players do mercado. "A peça passa pelo processo de injeção de tempero e segue para o tambleamento, que é um ‘massageamento’ da carne para, na sequência, permanecer em cura por cerca de 4 horas. Esse novo processo permite melhor extração da proteína, proporcionando mais sabor e suculência ao produto final", explica Ângelo Marliére, Gerente Industrial da Saudali.
Produzido por SA+ Branded Content