Conceitos e atenção aos impactos para os supermercados serão debatidos na apresentação
A prevenção de perdas não ficará de fora da programação da Acaps Trade Show. O assunto será tema de um painel que será realizado no dia 27 de setembro, às 16h, no auditório master, com apresentação de Carlos Eduardo Santos, executivo do varejo e presidente da Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas).
O painel “Prevenção de Perdas - como aumentar a eficiência operacional e a lucratividade da loja” terá a presença de dois convidados: Gernaldo Gomes, embaixador da Comunidade de Eficiência Operacional da Abras e gerente executivo de Gestão de Riscos e Prevenção de Perdas no Lopes Supermercados & Raiz Superatacado; e Patrick Barra, gerente executivo de Controles Internos, Prevenção de Perdas e Auditorias no Grupo Carone, diretor do Comitê Regional da Abrappe/ES e membro da Comunidade de Eficiência Operacional da Abras.
Segundo Carlos Eduardo, na ocasião, serão apresentados conceitos básicos, importantes e relevantes sobre prevenção de perdas para supermercados, dando atenção aos efeitos negativos e positivos relacionados à gestão de perdas. Ele afirma que as perdas influenciam na margem de lucro e se não há controle desse aspecto, o negócio se torna menos competitivo.
“A redução do lucro afeta, muitas vezes, o comercial, uma vez que o supermercado perde a sua capacidade de fazer promoções e oferecer descontos. Ao contrário, quando se gerencia bem as perdas, a margem de lucro aumenta e o estabelecimento pode repassar isso para o consumidor, em forma de promoções e descontos, tendo como consequência o aumento das vendas. A ideia é passar para os participantes um pouco das regras de ouro e ajudar na conscientização”, explica Carlos Eduardo.
Ele ressalta que não adianta vender muito se não há controle sobre o desperdício. “Toda a cadeia de abastecimento ganha quando se gerencia melhor as perdas”, completa.