Painel discute cenários econômicos
“Economia e gestão empresarial: o que está no nosso controle e o que não está”. Esse foi o tema do painel apresentado por Rafael Furlanetti, sócio e diretor Institucional da XP Investimentos, na Acaps Trade Show, que foi patrocinado pela Rede Capixaba de Comunicação. Ao seu lado nas discussões, Cristhine Samorini, presidente da Findes, e Idalberto Moro, presidente do Sistema Fecomércio/ES.
Rafael iniciou a apresentação fazendo uma retrospectiva dos efeitos da pandemia. “Em 2020 não sabíamos bem o que fazer. No ano seguinte faltou produto e, em 2022, se estocou muito, mas não teve demanda. Já em 2023 vivemos o atentado à democracia em Brasília, acompanhado da quebra de bancos, e as notícias em torno da reforma trabalhista. Foram fatos que geraram preocupação”, destacou.
Ele citou ainda um outro ponto comprometedor para os negócios: a alta taxa de juros. “É algo que atrapalha a vida do empreendedor. Como sobreviver com juros tão altos? Precisamos do cenário de juros baixos porque isso atrai investimento para negócios como os supermercados”, salientou.
Cristhine Samorini destacou que a empresa da família passou por grandes turbulências desde que foi criada, há mais de 100 anos, exigindo da indústria gráfica reinvenção. “Dentro desse cenário, temos um modelo de gestão que caminha para a profissionalização. Não é possível ter uma estrutura sólida sem um modelo de gestão profissional”, opinou.
Para Idalberto, o segmento empresarial capixaba tem surpreendido o Brasil e o e-commerce é um caminho sem volta. “No entanto, algo prejudicial para o pequeno varejo. A isenção de 50 dólares para produtos importados no e-commerce não é positiva”, comentou.
|