Notícia

Ensinamentos para uma sucessão de resultados

Workshop Acaps Jovem promoveu provocações para a mudança

Numa iniciativa do Comitê Acaps Jovem, o segundo dia da Acaps Trade Show teve um dos momentos mais especiais da programação, com o Workshop Acaps Jovem: Fábrica de Líderes – Como me tornar um sucessor de resultados”.

Diante do auditório lotado de sucessores e herdeiros do setor supermercadista, Rafael Haddad, supermercadista, treinador e criador da Fábrica de Líderes, a maior escola de líderes do varejo do Brasil, fez provocações que tem potencial de incentivar profundas mudanças.

O palestrante compartilhou com os participantes a sua trajetória de vida. Tudo começou ainda quando era criança, acompanhando os pais que vendiam morango em feiras e depois empreenderam abrindo um pequeno supermercado, sem qualquer experiência em gerenciar pessoas, criar processos e fazer precificação.

Começavam, ali, momentos de muita dor e superação até chegar à decisão de estar à frente do negócio da família. Aos 18 anos, Rafael enfrentou a dor do falecimento de seu pai, vítima de câncer, aos 50 anos de idade. Atribuindo a morte do pai ao excesso de trabalho, decidiu ficar longe do negócio e aproveitou uma oportunidade de estudar Psicologia nos Estados Unidos, cabendo à sua mãe assumir o negócio junto com os sócios.

Algum tempo depois, por telefone, chegou a má notícia, dada por sua mãe: o supermercado tinha dívidas de mais de R$ 2 milhões e não tardaria a falir. Foi quando então Rafael decidiu retornar ao Brasil e, com muito estudo, trabalho e determinação, em dois anos e meio fez a virada do jogo: sanou as dívidas, comprou a parte dos demais sócios, criou processos, capacitou e desafiou seus funcionários.

Nasceu, assim, a sua paixão pelo varejo e que o tornou uma referência no desenvolvimento de lideranças no setor varejista. Entre seus professores, estava o empresário Abílio Diniz, do Grupo Pão de Açúcar, um dos ícones supermercadistas no Brasil.

Para os sucessores e herdeiros, o palestrante pontou que os líderes precisam deixar de ser executores e assumir a responsabilidade pelo engajamento (positivo ou negativo) que gera nas pessoas. Lembrou que o varejo está muito evoluído, mas que precisa de líderes que se comunicam melhor, façam análise e planejamento de dados. “Toda a parte estratégica ainda está nas mãos dos donos. As lideranças não estão sendo treinadas e quando se deparam com erros não dão feedback para as pessoas”, disse.

Rafael Haddad também pediu atenção para o que mostram as pesquisas: 85% das pessoas são contratadas por aspectos técnicos, mas 90% são demitidos por questões comportamentais. E mais: as pessoas tendem a ficar até três vezes mais na empresa quando têm desenvolvimento comportamental.

Esses dados, segundo Rafael Haddad, sinalizam claramente que é preciso mudar os parâmetros e treinar mais os times. “Ser líder é fazer renúncia: de pessoas e de ambientes, além de buscar o tempo todo por novos estímulos e referência. Também é fazer o que é necessário fazer, com profundidade nas ações e pensamento crítico no que sempre pode melhorar”, afirmou o palestrante, ressaltando que a liderança deve priorizar o autoconhecimento, tendo clareza sobre quem é e no que pode se tornar ao não desistir da sua caminhada. “O seu passado não pode ser o seu padrão de referência”, alertou, enfatizando, ainda, que a resistência à mudança precisa ser quebrada para o negócio ter resultados e prosperar.

Podcast

Além do workshop e palestra no evento, Rafael Haddad também compartilhou informações valiosas sobre liderança no Acaps Podcast. Junto à Roberta Barreto, presidente do Agas Jovem e diretora do Supermercado Codebal (RS), ele participou de um incrível bate-papo com o tema “Liderança e sucessão: como formar equipes extraordinárias”.

Clique AQUI e confira o episódio na íntegra.



Publicado em 20/09/2024